Música Popular em debate durante mesa-redonda que acontece hoje (11/12)
O objetivo principal do encontro é ampliar a discussão sobre música popular e dar espaço para a reflexão do que está se consumindo hoje, se realmente existe um processo criativo ou se a produção musical atende apenas à interesses mercadológicos. Debate acontece hoje (11), a partir das 19h, na Sala de Recitais do CCSE.
Funk, Brega, Forró, Rock, Reggae, Pagode, Música gospel. Que tipo de música estamos consumindo atualmente? E como está a qualidade criativa dessa produção musical? É com esse questionamento que alunos e professores do curso de licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará (UEPA) organizaram um debate que irá justamente discutir a influência do mercado no processo criativo dos artistas. O encontro acontece hoje (11), a partir das 19h, na Sala de recitais do Centro de Ciências Sociais e da Educação (CCSE), na Rua Djalma Dutra.
“Atualmente o artista precisa se submeter às regras de mercado para poder conseguir espaço, o que compromete toda sua liberdade de criação. As próprias tradições orais, como o carimbó de Marapanim e as demais músicas de raiz e de cunho rural estão se perdendo em função dessa indústria cultural”, diz Augusto Souto, professor que ministra a disciplina de música popular na UEPA .
O objetivo principal do encontro é ampliar a discussão sobre música popular e dar espaço para a reflexão do que está se consumindo hoje, se realmente existe um processo criativo ou se a produção musical atende apenas à interesses mercadológicos. “Os programas de televisão que selecionam novos cantores são um exemplo dessa padronização, já que ganham aqueles cantores que estiverem melhor ‘vestidos’ de acordo com o rótulo do mercado”, diz o professor.
As inscrições podem ser feitas no momento do evento. O debate é uma iniciativa da turma do segundo semestre de licenciatura em música e da coordenação do curso de música. Participam do encontro a profª Lúcia Couceiro ; Andrey Faro; profªLivia Negrão e o pastor Aziel Neves. A música gospel também será um dos temas abordados no encontro, já que deixou de ser apenas música sacra e passou a ter um perfil artístico, tornando-se mais um gênero da música popular.
sábado, 12 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário